segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Felizes, mas despreparados


Um estudo realizado por Jaqueline Weigel, diretora do Núcleo de Coaching Integração, revelou que os brasileiros estão mais felizes e otimistas com o trabalho, mas, ao mesmo tempo, os profissionais estão mais perdidos e despreparados para o crescimento do país. “A finalidade do estudo foi entender com profundidade a atual relação das pessoas com suas vidas, com seus objetivos no trabalho e se estão preparadas para o futuro do Brasil”, afirma a executiva.

A pesquisa acompanhou mil pessoas durantes cinco meses. Os participantes tinham entre 23 e 75 anos. O estudo mostra que 65% dos profissionais não têm ou não sabem claramente seus objetivos de médio e longo prazo. A enquete também revelou que 68% se declaram felizes no momento atual e somente 3% demonstraram um alto grau de infelicidade ou insatisfação. “Percebemos que o brasileiro está feliz, até mesmo eufórico, mas ao mesmo tempo perdido e despreparado para o crescimento do país”, ressalta Jaqueline Weigel.

Para a especialista, declarar felicidade e satisfação abundante sem ter objetivos claros não é sustentável. “As pessoas não foram ensinadas a criarem metas tangíveis, então têm anseios abstratos, como ter saúde, paz, ser feliz ou a mais simples e rasa de todas: ganhar dinheiro. Essas pessoas não foram treinadas para construírem um legado e passam a não serem capazes de responder perguntas básicas como quem é você, qual é seu sonho e porque ele é importante para você?”, diz Weigel. “Então, o profissional nessa situação pede aumento, só reclama ou troca de trabalho”, avalia.

De acordo com ela, as pessoas precisam aprender a refletir, planejar e somente depois agir. “Hoje, fazemos o contrário e isso gera desperdício e vazio”, conclui a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário