segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sexo pode causar amnésia

Você já ouviu muitas coisas sobre sexo, mas com certeza nunca soube que poderia causar amnésia, não é? Um artigo publicado no “The Journal of Emergency Medicine” mostrou o caso de uma mulher, de 54 anos, que chegou ao hospital da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, sem lembrar de nada que havia acontecido nas últimas horas.

A última coisa que ela tinha feito era sexo com o marido. A amnésia global transitória costuma atingir pessoas entre 50 e 60 anos, que após algum tempo recuperam os danos da perda momentânea. Mas afinal, o que o sexo tem a ver com isso?

Segundo os médicos que atenderam a mulher, outras atividades extenuantes, como carregar muito peso, podem fazer com que haja uma insuficiência das válvulas na veia jugular, ou seja, o sangue que passa pelo pescoço chega ao cérebro com pouco oxigênio, fazendo com que a memória seja apagada.

A amnésia global transitória costuma acontecer apenas uma vez na vida de cada paciente e os casos são muito raros: apenas 5 pessoas entre cem mil podem passar pelo problema por ano. Mesmo com o desespero que a condição deve causar na hora, é bom manter a calma e procurar o hospital. O perda da memória pode indicar riscos de acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) ou outros sérios problemas neurológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário