Você já ouviu muitas coisas sobre sexo, mas com certeza nunca soube que poderia causar amnésia, não é? Um artigo publicado no “The Journal of Emergency Medicine” mostrou o caso de uma mulher, de 54 anos, que chegou ao hospital da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, sem lembrar de nada que havia acontecido nas últimas horas.
A última coisa que ela tinha feito era sexo com o marido. A amnésia global transitória costuma atingir pessoas entre 50 e 60 anos, que após algum tempo recuperam os danos da perda momentânea. Mas afinal, o que o sexo tem a ver com isso?
Segundo os médicos que atenderam a mulher, outras atividades extenuantes, como carregar muito peso, podem fazer com que haja uma insuficiência das válvulas na veia jugular, ou seja, o sangue que passa pelo pescoço chega ao cérebro com pouco oxigênio, fazendo com que a memória seja apagada.
A amnésia global transitória costuma acontecer apenas uma vez na vida de cada paciente e os casos são muito raros: apenas 5 pessoas entre cem mil podem passar pelo problema por ano. Mesmo com o desespero que a condição deve causar na hora, é bom manter a calma e procurar o hospital. O perda da memória pode indicar riscos de acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) ou outros sérios problemas neurológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário